sábado, 3 de setembro de 2011

A influência da pscicanálise no cinema ( baseado no Filme Adaptação)

O filme Adaptação é dirigido por Spike Jonze. Onde o protagonista sofre de baixa auto-estima e tem dificuldades para escrever o roteiro. Ele possui um irmão gêmeo, Donald, extrovertido e confiante. A intenção é mostrar o quanto é difícil, para chegar há um bom resultado que agrade o espectador. O filme leva em consideração diversos fatores como criatividade limitada pelos recursos visuais, além do próprio sentimento humano que por vezes, pode nos impedir de pensar com clareza, é um longa metragem repleto de emoção, é complexo, tenso, divertido, também causa certa confusão mental, cheio de reviravoltas que acabam confundindo a mensagem que o mesmo quer transmitir ao receptor. Também aborda várias peculiaridades do ser humano, suas divergências psicológicas, inseguranças e atitudes. Trabalha também o pensamento das pessoas, mostrando que temos pensamentos ocultos que não queremos que ninguém tome conhecimento de sua existência, ou mesmo que nem sempre conseguimos comunicar aquilo que pretendemos. O que acontece em muitos filmes e documentários.
Cinema e a Psicanálise tiveram seu nascimento praticamente ao mesmo tempo. O final do século XIX apresentava à humanidade duas formas distintas, porém de alguma maneira bastante semelhantes, de articular o universo científico ao irracional, mágico, o universo da fantasia. Se por um lado o Cinema se utilizava de novas tecnologias ópticas para ampliar o olhar, para operar no universo do fantástico, para construir uma ilusão encantadora, por outro a Psicanálise passava a criar um olhar para ver o que há dentro, observar além do corpo, procurava então desvendar a alma humana, olhar para o que há de irracional dentro do homem, dar-lhe nome, enfim, construir um olhar científico ao que não opera logicamente. Ambas então nascem desse curioso paradigma, muito presente nesse período histórico, da união da ciência e da irracionalidade.
De acordo com Freud, psicanálise é um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito é o nome de  um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método baseado na investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos. Não são raros os filmes em que a psicanálise é o tema.
O conceito mais fundamental da psicanálise é a noção de que o inconsciente é um reservatório para memórias reprimidas de acontecimentos traumáticos que influenciam continuamente os pensamentos e o comportamento conscientes. Falta à prova cientifica destas noções de um "inconsciente" e de um mecanismo de "repressão", bem como qualquer prova de que o pensamento ou o comportamento consciente são influenciados por memórias reprimidas. Relacionado com estas assunções questionáveis da psicanálise existem dois métodos questionáveis de investigar as alegadas memórias escondidas no inconsciente: associação livre e interpretação dos sonhos. Nenhum dos métodos é capaz de formulação cientifica ou de testes empíricos. Ambos são cheques em branco metafísicos sem qualquer cobertura da realidade.
A psicanálise sempre esteve presente no cinema, enfatiza a noção de produção e descrição de uma historia na psique do espectador, que de uma simples ficção o individuo viaja para o mundo irreal e vive aquela história fictícia relatada no filme como se fosse algo real e verdadeiro. O jogo entre a fronteira do consciente/inconsciente.O espectador é discutido como um" espaço "que é" produtivo “(como na produção de trabalho do sonho) e” vazio "(qualquer um pode ocupá-lo), o cinema, em certo sentido constrói seus espectadores através do que é chamado de ficção efeito."Baudry diz que o cinema reproduz o poder alucinatório de um sonho, porque transforma a percepção em algo que parece u)ma alucinação exceto "filme oferece uma psicose artificial sem oferecer o sonhador à possibilidade de exercer qualquer tipo de controle imediato.
Os filmes não têm influências no comportamento moral e ético de um indivíduo, mas em alguns casos podem influenciar no sistema psicológico e emocional, dependerá do espectador se o mesmo deixara ou não ser influenciado. Devido à tamanha exigência, diretores e produtores estão usando cada vez mais suas habilidades e criatividades para elaborar obras cinematográficas com o intuito de cativar expectadores. Há filmes que despertam o que realmente quer que seja ser despertado. Há uma serie de opções existentes no mercado apresentam às pessoas opções de consumo, deste modo, a eleição de um filme ou outro, vai corresponder ao desejo do sujeito em experimentar a emoção disposta no enredo da obra cinematográfica.
            Quanto à realidade. Segundo a psicanálise. O real é algo não apreendido pela linguagem, por isso, Lacan se refere ao real como indizível e designa o simbólico e o imaginário como tentativas de elaboração deste real insustentável. Deste modo, a realidade é um aspecto elaborado pela subjetividade de cada sujeito e a “divisão” entre ficção e realidade, na verdade trata-se de uma dinâmica dependente da estrutura de personalidade do indivíduo. A psicologia utiliza técnicas e diversos instrumentos avaliativos para formular a classificação de um personagem.

Um comentário:

  1. Oi meninas
    Que análise mais interessante! Fiquei curiosa para ver o filme também!
    Só fiquei em dúvida se o texto é de vocês ou se vocês esqueceram de referenciar o autor!

    Otilia

    ResponderExcluir

Esta foi uma reportagem que me proporcionou uma experiência muito importante e construtiva para minha profissão, foi gratificante. Este artigo foi apresentado em sala de aula na disciplina de Técnica em Reportagem, Pesquisa e Entrevista Jornalistica,tendo como Professor Ricardo Pavan. A região onde foi realizada esta pesquisa foi em Barracão PR em alguns intervalos de tempo de meu trabalho.Tive mais certeza e segurança de que é realmente isso que quero pra mim.Espero que sirva de ajuda para pesquisadores, leitores de assuntos relacionados a essse artigo.